Representando os trabalhadores no Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Canindé Pegado, presidente do SINCAB e Secretário Geral da UGT, se deparou com essa situação: 1.200.000 trabalhadores não receberam o abono do PIS/PASEP, no prazo de pagamento que se encerrou em 30 de junho último.

"E por terem direito, até porque são trabalhadores muito necessitados, por isso reivindiquei ao ministro do trabalho um novo prazo para que essa parcela expressiva de trabalhadores tivesse mais uma oportunidade de receber seu 14º salário, como é conhecido o abono salarial do PIS/PASEP. A reivindicação que eu fiz teve o apoio da bancada dos trabalhadores e foi atendida pelo ministro do trabalho. Portanto, quem tem direito ao benefício e deixou de recebê-lo, pode procurar as agências da Caixa, Banco do Brasil ou lotéricas e receber o seu abono salarial no período de 28 de julho a 31 de agosto", diz Canindé Pegado.

Os trabalhadores que perderam o prazo para sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referente ao ano-base de 2014, terão nova oportunidade para retirar o benefício.

A medida anunciada pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na sexta-feira (1), foi sugerida pelo presidente do SINCAB e Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado, durante reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).  Com isso, os mais de 1,2 milhão de trabalhadores que perderam o prazo, encerrado no dia 30 de junho, poderão fazer o saque no período de 28 de julho a 31 de agosto.

“A intenção do governo é que 100% dos trabalhadores que têm direito ao abono possam ter a oportunidade de comparecer às agências e retirar o abono. É a primeira vez que o governo toma a iniciativa de ampliar o prazo”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira. 

 

Como sacar

O trabalhador que tiver o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma Casa Lotérica.

Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Já quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil. O Valor do benefício é equivalente a um salário-mínimo (R$ 880).