Mercado de Comunicação

O conselheiro Moises Queiroz Moreira tomou posse na Anatel na quinta-feira, 20, e já assumiu a presidência do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), conforme portaria publicada nesta sexta-feira, 21.

De acordo com o superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vitor Elisio Menezes, a proposta de regulamento de cobrança do Preço Público pelo Direito de Exploração de Satélite (PPDES) poderá sair ainda neste ano.

Menezes lembra que o texto já passou por consulta pública e foi aprovado pelo conselho, restando agora à apreciação da procuradoria. "Se voltar o processo, tem chance de ser aprovado ainda em 2018", declarou.

Além das manifestações que estão sendo feitas na esfera do Conselho Superior de Cinema sobre a proposta de tributação da Condecine sobre os serviços de vídeo sob-demanda, outros atores, sem participação direta no conselho, também se manifestam.

"Estamos com um pé no século 21 e outro no século 19". Assim Eduardo Navarro, presidente da Telefônica, definiu a situação vivida pelo setor de telecomunicações em relação ao conflito entre a realidade do mercado e o modelo regulatório e político.

Em debate com os presidentes das operadoras de telecomunicações, realizado nesta quarta, 17, no Futurecom 2018. Foi acompanhado pelos demais presidentes. Para José Felix, CEO da Claro Brasil, os custos do setor são altos "porque carregamos um passado, uma carta tributária e um legado regulatório. Mas estamos tentando nos emparelhar com esse povo, com ou sem regulação. Se eles nos impuseram uma nova a realidade, nós temos que fazer o mesmo", disse. Para ele, a mudança no país a partir das tecnologias pode ser muito rápida, com resultados quase imediatos, desde que se tenha um modelo mais flexível.

Embora a base de assinantes de serviços de vídeo OTT esteja em crescimento acelerado, seu impacto na TV por assinatura não é proporcional.

Nos casos em que há mudança de um serviço para o outro, o preço é apontado como um dos fatores determinantes, o que sugere que a troca, quando existe, se dê entre os mais afetados pela recessão econômica.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com