Sempre preocupado com a saúde e o bem-estar de seus associados e familiares, o SINCAB fechou uma parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), para realização de exames inteiramente subsidiados pelo sindicato, visando à identificação do vírus da Hepatite "C".

O SINCAB disponibilizará inicialmente para a campanha 1.000 kits de testes gratuitamente, para a coleta dos exames dos associados e dependentes. A coleta dos exames será realizada nos dias 19 e 20 de maio das 9h às 17h e dia 21 das 8h às 14h, na sede do sindicato à Rua Genebra, 264, 4º andar, sala 46, bairro Bela Vista, São Paulo. Haverá uma segunda etapa também nos dias 02 e 03, das 9h às 17h e 04 de junho, das 8h às 14h.

A hepatite "C" conhecida como "assassina silenciosa", é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite "C", muitas vezes descobrem através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada no fígado, o que geralmente acontece décadas depois. Hepatite "C" é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles.

No Brasil, existem cerca de 1,5 milhões de pessoas infectadas pela hepatite "C", doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde. Apenas 5% sabem que tem a doença.

Diante deste quadro assustador, quanto mais cedo identificado o paciente, melhor o diagnóstico. A identificação se dá através de um teste rápido, de fácil execução, com apenas um toque no dedo, coleta da amostra de gotas de sangue, processo similar ao que vemos com a glicemia.

Uma vez o caso seja positivo, significa que a pessoa entrou em contato com o vírus. A partir daí há necessidade de exames complementares. A triagem é apenas a primeira etapa, mas é a mais importante, pois alerta que há necessidade de buscar diagnóstico completo.

 

Sintomas da Hepatite "C"

Apenas 25 a 30% dos infectados apresentam, na fase aguda, sintomas da doença que pode manifestar-se por queixas inespecíficas como letargia, mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais como perda de apetite, náusea, intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia. Muitas vezes, os sintomas não são claros, podendo-se assemelhar aos de uma gripe. O portador crônico do vírus pode mesmo não ter qualquer sintoma, sentir-se saudável e, no entanto, estar a desenvolver uma cirrose ou um cancro hepático.

 

Transmissão

O vírus da hepatite "C" transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas. A transmissão por via sexual é pouco freqüente e o vírus não se propaga no convívio social ou na partilha de objetos. Apesar de o vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca.

O risco de uma mãe infectar o filho durante a gravidez é de cerca de 6%. A maior parte dos médicos considera a amamentação segura, já que, em teoria, o vírus só poderia ser transmitido se juntassem duas situações: a existência de feridas nos mamilos da mãe e de cortes na boca da criança.

Por vezes, são detectados anticorpos nos filhos de mães portadoras, o que não significa que a criança esteja contaminada. Normalmente, os anticorpos acabam por desaparecer ao fim de 12 ou 18 meses, pelo que só depois desse período devem ser feitos testes para perceber se o bebê foi, de fato, infectado.

 

Prevenção

Na ausência de uma vacina contra a hepatite "C", o melhor é optar pela prevenção, evitando, acima de tudo, o contato com sangue contaminado. Alguns dos cuidados passam por:

  • Não partilhar escovas de dente, lâminas de um modo geral, tesouras, alicates de unha ou outros objetos de uso pessoal, agulhas, seringas e materiais usados para fazer tatuagem e piercing.
  • Usuários de drogas não devem compartilhar cachimbos e canudos, ou outros instrumentos usados na preparação e consumo de drogas injetáveis e inaláveis.
  • Nos salões de beleza e serviços de saúde, na realização de tatuagem e colocação de piercing, todo o material utilizado deve ser descartável ou muito bem esterilizado.
  • Desinfetar as feridas que possam ocorrer e cobri-las.
  • Usar sempre preservativos nas relações sexuais.

 

Participe e traga sua família

Venha para o SINCAB, traga sua família e faça seu teste de Hepatite "C". É simples e rápido. São menos de 15 minutos que pode salvar vidas. O SINCAB está esperando você e seus dependentes. A idade mínima para fazer o teste é de 35 anos.

Telefones do sindicato para contato: 11 3361-3709 ou 11 3337-3984.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com