Enfim chegou a vez dos bancos estatais! 7.760 funcionários aderiram até o momento ao plano de aposentadoria incentivada lançado pelo BB no último dia 20 de novembro, e que tem como meta atingir 18 mil funcionários da instituição. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas de reorganização institucional, que prevê uma economia anual da ordem de 750 milhões de reais. Entre outras medidas, o BB deverá fechar 402 agências.

"Agora não resta outra opção a não ser a de passar para o trabalhador pagar a conta. Esses são resultados dos desmandos cometidos pelo governo federal na tentativa de salvar a economia no passado via crédito abundante usando os bancos oficiais, que resultaram numa onda crescente de calotes", resume Canindé Pegado, presidente do SINCAB.

Até quinta-feira (1º), 7.760 funcionários haviam aderido ao plano de aposentadoria incentivada do Banco do Brasil, segundo o presidente do banco, Paulo Caffarelli. A expectativa é que, até o dia 9 de dezembro, entre 9.000 e 10.000 aceitem deixar o BB.

O banco anunciou, na semana passada, o fechamento de agências e o plano de saída dos funcionários que já poderiam ter se aposentado para enxugar despesas administrativas do banco. O objetivo é tornar a estrutura de custos do banco mais próxima dos pares privados.

"A gente tem uma conta mais cara que o mercado", disse Caffarelli em encontro com investidores, em São Paulo.

O executivo afirmou ainda que o banco continuará a perseguir rentabilidade equivalente à de concorrentes privados.

 

TARIFAS

Caffarelli descartou a possibilidade de abrir capital da área de cartões ou outras áreas de serviços do banco. Para ele, o BB precisa das receitas de tarifas geradas por essas áreas manter o faturamento sem oscilações bruscas.

"Hoje faz falta o volume que foi vendido com a BB seguridade", afirmou.

O Banco do Brasil criou a BB Seguridade no final de 2012 e essa empresa vende seguros, planos de previdência e capitalização, fonte importante de receitas em todas as instituições financeiras.

Hoje, 60% da receita do banco vem de crédito e 30% de tarifas de serviços bancários (como conta-corrente, investimento em fundos e cartões). Os outros 10% são gerados na tesouraria do banco.

Com o encolhimento do mercado de crédito, Itaú e Bradesco informaram que geraram mais receita com serviços do que com empréstimos nos últimos trimestres.

A expectativa, segundo Caffarelli, é de que a retomada do mercado de capitais, com empresas emitindo dívida e abrindo capital, aumente a participação das tarifas nas receitas do banco.

"Todo mundo quer aumentar tarifas, óbvio. Mas o aumento vem da maior prestação de serviços e não da majoração de preços", disse. O banco vai ajustar tarifas no dia 25 de dezembro.

 

CRÉDITO

Mesmo com o cenário de redução de taxa de juros, o Banco do Brasil ainda espera estabilidade ou aumento dos spreads (diferença entre custo de captação de dinheiro e quanto o banco cobra de juros nos empréstimos) no próximo ano.

O motivo, segundo o banco, é a manutenção do risco de inadimplência elevado. O BB também pretende seguir renegociando contratos fechados no passado a juros mais baixos, elevando os ganhos com crédito.

 

AGÊNCIAS

O banco também já começou a transferir os clientes das agências que fecharão a partir de 14 de janeiro de 2017. A previsão é que o processo seja concluído em fevereiro.

Segundo o banco, a troca de agência para quem tem conta nas unidades que serão fechadas, incluindo segurados do INSS, será automática e o cliente passará a ser atendido em uma unidade mais próxima da atual.

 

TIRA-DÚVIDAS SOBRE MUDANÇAS NO BB

O banco vai enviar carta ou telefonar para informar sobre a alteração?
O cliente saberá da troca de agência quando acessar sua conta nos caixas eletrônicos, por mensagens no celular, por carta e em cartazes nas agências

O que acontece com o cliente que recebe um benefício do INSS ou o salário em uma agência que vai fechar?
O número da conta vai mudar, mas os benefícios do INSS e os salários programados na conta-corrente serão transferidos automaticamente para a nova agência

As senhas mudarão?
Não. As senhas de acesso aos caixas eletrônicos, de cartões e de consultas pela internet e pelo celular permanecerão as mesmas

O que muda para quem tem financiamentos ou empréstimos em uma agência que fechará?
Tudo o que o cliente tem contratado na agência atual continuará sem alteração

E para consumidores com dívidas?
Para cheques depositados e devolvidos, retirada de cartão e saques acima do limite diário, é necessário comparecer à agência da sua conta

Os demais serviços podem ser feitos em qualquer unidade.

 

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com