Brasília - O número de assinantes de TV por assinatura no Brasil cresceu 1,34% no mês de fevereiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25,5 milhões de brasileiros têm TV paga, considerando a média de 3,3 pessoas por moradia. No total, 7.725.243 domicílios contam com o serviço.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que o mês de fevereiro não registrava um percentual de aumento tão alto desde 2006. No último mês foram registradas 101.854 novas adesões.

Os serviços de TV por assinatura são prestados por meio de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (TV a cabo - TVC), por micro-ondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite – DTH).

O DTH foi o serviço com o maior registro de crescimento no setor, com índice de 2,6% em relação ao mês anterior. O TVC cresceu 0,7%, enquanto as prestadoras de MMDS sofreram queda de 0,9% em sua base de assinantes.

Nos últimos 12 meses, a Região Norte foi a que registrou o maior percentual de crescimento no número de assinaturas com alta de 40,51%. A Região Sul obteve a menor média com 13,61%. O crescimento do Amapá chegou a 109,34%, sendo o estado com o maior número de adesões.

As tabelas com a consolidação dos números mensais dos serviços de TV paga está disponível no site da Anatel.