Com mais de 8,4 milhões de assinantes em todo o país, o mercado de TV por assinatura vive um momento de indefinição. Ainda à espera da liberação de novas outorgas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annemberg, tem pressa e considera a demora um dos fatores que podem levar as empresas a "perder o trem" do crescimento do setor.

Entre janeiro e junho, o número de novos assinantes cresceu 13,1%, percentual que deve dobrar até o fim do ano, puxado pelo "fenômeno" dos consumidores de classe C. Segundo Annemberg, apenas 149 municípios brasileiros são cobertos por operadoras de TV a cabo.

- Ainda falta uma imensidão para a TV por assinatura cobrir o Brasil - salientou.

Associação prevê maior competição no setor

Por isso, a entidade tem pregado a necessidade de o governo liberar as novas licenças para operação em todo o território, além de permitir a entrada das operadoras de telefonia no setor e a participação sem limite de empresas de capital estrangeiro. Aprovado esse novo arcabouço legislativo e regulatório, Annemberg espera uma expansão rápida do setor e uma maior competição, garantindo que empresas locais possam participar de nova fase da TV paga, que vai juntar telefonia e internet em banda larga.

Até há pouco tempo, a entidade era contrária à participação das operadoras de telefonia fixa no setor, ponto, agora, considerado inevitável devido à entrada das grandes operadoras (Telefônica e Oi) que já oferecem pacotes com TV, telefonia e internet. Para Annemberg, hoje o mercado oferece condições para as teles entrarem e disputar o mercado com as TVs a cabo.

Essas e outras questões serão o pano de fundo do principal evento de TV por assinatura e banda larga da América Latina, promovido pela ABTA, e que acontece em São Paulo entre os dias 10 e 12. A abertura do evento este ano terá como palestrante o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho.

- A convergência já é uma realidade na indústria, que passa agora a discutir os papéis desempenhados pelos diversos players - disse Annemberg.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com