Trabalho e Emprego

Ainda não há motivo para comemoração, tendo em vista que a ocupação cresceu pelo lado da informalidade. O que existe, é que tem muita gente trabalhando sem carteira assinada e por conta própria, sem nenhuma garantia trabalhista. Somos ainda 13,5 milhões de desempregados. 2017 tem sido um ano de pequenas melhorias na economia, Mas, olhando o passado, vemos que há muito que caminhar para recompor o que foi perdido desde que a crise se instalou no país.

Lucratividade em baixa, orçamento apertado e estruturas inchadas, empresas estatais tentam se reestruturar mandando milhares de funcionários para casa através de PDVs e PAEs, economizando bilhões de reais nos próximos anos. Segundo o Ministério do Planejamento, mais de 50 mil funcionários foram dispensados nos últimos anos com programas de demissão voluntária e aposentadoria incentivada. A estratégia é cortar custos e ganhar eficiência, já que algumas dessas empresas continuam com seus planos em aberto, como é o caso da Dataprev e Eletrobrás.

Já não bastasse a reforma trabalhista ter retirado direitos e garantias do trabalhador, beneficiando e inflando os lucros do empresariado e submetendo os trabalhadores a um sistema de escravidão moderna, eis que surge daqui para frente à possibilidade do cidadão ter que arcar com as custas do processo e os honorários do advogado da empresa caso perca a ação. Outro absurdo é mesmo tendo direito a justiça gratuita se o trabalhador precisar fazer uma perícia para constatar uma determinada doença causada pelo trabalho terá que pagar do seu bolso. Essa é a reforma Trabalhista votada e aprovada pelo Congresso Nacional!

O desemprego não deu trégua e o número de desempregados chegou a 2 milhões na Região Metropolitana de São Paulo em junho, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Estamos atravessando um momento muito difícil da economia brasileira. O desemprego continua em alta e a renda do trabalhador está desabando cada vez mais.

Nem bem começou a valer a reforma trabalhista e já estamos tendo resultados apavorantes no aumento do desemprego na indústria paulista. Quase 10 mil trabalhadores - somente em junho - sentiram na pele os efeitos de uma economia em recessão e as conseqüências de uma reforma trabalhista, que já foi sancionada e começa a fazer novas vítimas no mercado de trabalho. Ainda sob efeito da perversa engenharia que gerou as novas normas trabalhistas e que foram feitas na calada da noite por empresários inescrupulosos e um governo decadente, sem a participação da sociedade, o povo começa a acordar de um pesadelo que sepultou as leis trabalhistas no Brasil e trouxe de volta a escravidão no trabalho.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com