Trabalho e Emprego

O furacão do desemprego tem assustado muitas cidades interioranas Brasil afora. De junho de 2014 a junho deste ano, o desemprego no interior cresceu 78,4% – acima do ritmo das capitais, onde o nível de desocupação avançou 61,5%. Isso tem feito com que pequenas cidades sofram com o desaquecimento do comércio e serviços, fazendo a economia local estagnar. O avanço mais veloz do desemprego no interior se deve, sobretudo, ao grande impacto do fechamento de postos de trabalho em cidades menores.

Alegando a necessidade de cortar custos em suas unidades espalhadas no Brasil e prejuízo de R$ 337 milhões sofrido no último trimestre deste ano, a Embraer parece ter concluído seu PDV (Programa de Demissão Voluntária) e vai mandar para casa cerca de 1.463 funcionários. A empresa tem atualmente 19 mil empregados espalhados em fábricas e subsidiárias que mantém no Brasil e no exterior.

Nem mesmo os altos executivos de grandes empresas brasileiras, relutaram em afirmar que existem muitos pontos relevantes a serem discutidos sobre a tão discutida reforma trabalhista proposta pelo governo federal. Os presidentes de Nextel, Natura, Swiss Re e Fibria avaliaram que temas como permitir negociação entre empresa e empregado e regulação pelo governo são demandas que precisam de muita discussão.

Apesar da terceirização já existir entre nós, esse é um tema bastante polêmico e requer muita discussão entre todas as partes envolvidas. Tentar aprovar no Senado Federal a terceirização, para qualquer tipo de atividade, nos moldes propostos pelo projeto aprovado na Câmara dos Deputados desde 2015, causará um desconforto enorme para o governo federal.

O sonho da casa própria é uma realidade bastante factível no Brasil, se não fosse pelo fato de que o cidadão acaba enfrentando as restrições à concessão de financiamentos. Essa condição aliada a juros altos, desemprego e declínio na renda das famílias, tem levado a atual escassez de investimentos no setor da construção. O reflexo disso tudo, foi o fechamento de 31,1 mil postos de trabalho na construção civil somente no mês de julho deste ano em todo o país.

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com